ENTENDA

Quais fatores estão moldando o consumo de carne suína no Brasil?

A ABCS revela tendências de consumo que podem impulsionar a presença da carne suína na dieta dos brasileiros, destacando o equilíbrio entre custo-benefício, saúde e sustentabilidade.

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) divulgou uma análise sobre as tendências globais de consumo que influenciarão a suinocultura em 2024. Com 70% dos brasileiros consumindo carne regularmente, a pesquisa destaca um aumento no consumo de carne suína, de 11 para 20 kg per capita, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal. Esses dados sinalizam uma crescente aceitação da carne suína nos hábitos alimentares, oferecendo uma janela de oportunidade para a indústria.

Redução de custos e otimismo cauteloso

Quais fatores estão moldando o consumo de carne suína no Brasil?
Foto: Canal Rural

Em um contexto de recuperação pós-pandemia, a pesquisa da McKinsey & Company indica que 90% dos consumidores brasileiros buscam reduzir custos, ainda que permaneçam otimistas quanto ao futuro.

Esse comportamento varia entre as classes sociais, com as mais altas demonstrando maior otimismo. A carne suína, sendo uma opção mais acessível em comparação com a bovina, emerge como uma alternativa atraente para consumidores conscientes do orçamento.

Sustentabilidade e preferência por alimentos saudáveis

A pesquisa da Sodexo ressalta que 90% dos consumidores brasileiros priorizam uma alimentação saudável que inclua carne. Isso apresenta uma oportunidade para a suinocultura alinhar seus produtos às expectativas de consumidores que valorizam saúde, sustentabilidade, valor nutricional e impacto ambiental.

Embora a sustentabilidade não seja o único critério de compra, continua a ser um fator relevante nas decisões dos consumidores.

Estratégias para o mercado suinícola em 2024

Lívia Machado, diretora de marketing e projetos da ABCS, enfatiza a importância de se adaptar às mudanças nos comportamentos dos consumidores.

“Nós precisamos estar sempre atentos ao comportamento do consumidor. Mudanças de opinião, de interesse e os diferentes momentos da vida influenciam a busca e as preferências. É essencial acompanhar as tendências para entender e atender o que os consumidores esperam em termos de saúde, proteína, conexão, saúde e sabor”, explica Machado.

Já Tayara Beraldi, consultora de comunicação da ABCS, reforça o que disse a diretora de marketing da ABCS e complementa.

“Grande parte dessa alta do consumo de carne suína se deve ao fato de mais informação sobre o preparo chegar ao consumidor. Você vê que o preconceito foi sendo quebrado quanto a essa questão, aliada a diminuição também do preço, popularizando esse consumo de carne aqui no Brasil”.

O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a quinta-feira às 11h45 e sexta-feira às 11h30.

Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para ligados@canalrural.com.br ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819. 

Siga o Ligados & Integrados no Google News para ficar por dentro de tudo que acontece na suinocultura e avicultura.

Sair da versão mobile