Ligados & Integrados

Comece o Ano-Novo com receita saborosa de lombo suíno

A carne suína é saudável, fácil de preparar, tem um bom rendimento e é ideal para celebração de fim de ano. Confira

O Ligados & Integrados aprendeu com a chef de cozinha Gilda Bley, no último programa do ano, uma receita com ingredientes fáceis e um modo diferente de preparo, para compartilhar com vocês. A sugestão utiliza uma carne saborosa, nutritiva, rica em vitaminas e minerais: lombo suíno marinado.

Apesar de todos os benefícios e qualidades da carne suína, a proteína não está entre as mais consumidas no Brasil. Ainda é um desafio o hábito do consumo e a presença da carne suína na lista de compras da população. Além de saudável, ela é também uma boa alternativa para driblar os gastos no mercado, que disparam nessa época. 

Você sabia?

Da década de 1980 para cá, a carne suína perdeu 31% da sua gordura, graças aos programas de melhoramento genético, atendendo melhor às demandas do mercado consumidor. A proteína possui maior quantidade de gorduras boas, as chamadas insaturadas, do que as saturadas. Um corte magro como o lombo, por exemplo, é fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, fósforo, potássio e zinco, além de apresentar menos colesterol que a carne vermelha. 

Vamos à receita: lombo suíno marinado

Ingredientes:

  • 1 kg de lombo suíno com a capa de gordura
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho descascados
  • 1 pimenta dedo-de-moça (sem as sementes e o miolo)
  • 200 g de cenoura picada
  • 150 g salsão picado
  • 2 doses de cachaça ou alcoólico de sua preferência
  • 2 laranjas
  • tomilho a gosto
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • sal a gosto
  • pimenta-do-reino moída na hora
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de sal
  • cravo e canela a gosto

Modo de preparo:

  1. Antes de começar a receita, separe um pouco de água quente para a salmoura. Misture em um recipiente com tampa: açúcar, sal e água quente. Mexa até dissolver. Na sequência, acrescente o cravo e a canela a gosto. Por último, uma dose de cachaça. Com uma faca fure a peça de lombo, nos dois lados, para ajudar na penetração do tempero e da salmoura. Deixe o lombo de molho na geladeira de 30 a 40 minutos ou no máximo 1 hora.
  2. Bata no liquidificador primeiro os temperos: cebola, alho, pimenta dedo-de-moça (sem as sementes e o miolo), uma dose de cachaça, suco das laranjas e o azeite. 
  3. Pegue o lombo na geladeira, retire a salmoura e, no mesmo recipiente com tampa, despeje na carne o tempero batido, adicionando o tomilho a gosto. Volte o lombo para a geladeira de 2 a 6 horas para marinar ou, melhor ainda, de um dia para o outro.
  4. Após passar o tempo indicado, coloque o lombo já marinado em um refratário vazio acrescentando sal a gosto e pimenta-do-reino moída na hora.
  5. Use uma frigideira para selar o lombo. Volte o lombo para o refratário e deglace (veja abaixo como é a técnica) a frigideira com um pouco de cachaça. Adicione na frigideira o tempero reservado, utilizado anteriormente para marinar o lombo. 
  6. Coloque a cenoura e o salsão picados nas laterais do refratário junto com o lombo. Despeje novamente o tempero na carne. Leve ao forno elétrico ou a gás, a 180 ºC (forno médio) por 45 minutos.
  7. Pronto: lombo assado, suculento e com muita maciez! É só servi-lo com o acompanhamento de sua preferência.

 

Relembrando a dica:

Deixe a carne na salmoura (dentro da água). Com isso, a peça vai reter a água, fazendo com que ela fique mais suculenta.

O que é deglaçar:

É uma técnica culinária que consiste em retirar e aproveitar um líquido, alcoólico ou não, do fundo da frigideira ou outro, para realçar o sabor do molho no preparo do prato.

 

O vídeo dessa receita estará dia 31 no IGTV do @ligadoseintegrados 

Feliz Ano-Novo e uma ótima passagem de ano a todos!