Campanha

Semana Nacional da Carne Suína quer incentivar o consumo da proteína em todo Brasil

Iniciativa segue até dia 19 de junho e, além de ações no varejo, conta com ações também nas redes digitais

O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a quinta-feira às 11h45 e sexta-feira às 11h30.

Na última quinta-feira, 6 de junho, foi lançada a 12ª edição da Semana Nacional da Carne Suína, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com a cadeia da suinocultura. O objetivo é incentivar o consumo de carne suína no Brasil, um país que se destaca como o quarto maior produtor e exportador mundial dessa proteína.

Para entendermos melhor a relevância desta semana para a cadeia da suinocultura, convidamos Lívia Machado, diretora de Marketing e Projetos da ABCS, para participar do Ligados e Integrados desta quinta-feira (13). 

“A Semana Nacional da Carne Suína é um elo que liga as granjas aos consumidores. É essencial pensar na cadeia produtiva como um todo, desde os frigoríficos até os consumidores”, explicou Lívia durante a entrevista. 

Ela destacou que o varejo é um ponto crucial de contato com os consumidores, alcançando cerca de 30 milhões de pessoas diariamente nos supermercados do Brasil. O principal objetivo da semana é aproximar o setor produtivo do mercado consumidor, seja no ponto de venda ou nas mídias digitais das principais redes de varejo participantes.

Mudanças no comportamento do consumidor

As estratégias de incentivo ao consumo de carne suína são implementadas tanto presencialmente quanto digitalmente

As mudanças no comportamento dos consumidores influenciam diretamente as campanhas da Semana Nacional da Carne Suína. A personalização é um fator chave. “Os consumidores mudam o tempo todo e agora vivemos na era da personalização. Queremos encontrar produtos que conversem conosco e com nossas necessidades”, afirmou a diretora da ABCS.

A campanha deste ano foi desenvolvida com o tema “Tem para todo mundo. Tem para você”, e visa conectar à carne suína à alimentação de em as etapas da vida. Grandes redes de varejo de norte a sul do Brasil estão comunicando os benefícios da carne suína, promovendo cortes, formas de preparo e a inserção no dia a dia.

As estratégias de incentivo ao consumo de carne suína são implementadas tanto presencialmente quanto digitalmente. Redes de varejo em diversas regiões, incluindo o interior de São Paulo e estados do Nordeste, estão engajadas na campanha. 

“Os açougueiros dessas lojas foram educados e preparados para conversar com os consumidores, destacando os benefícios e formas de preparo da carne suína”, disse Lívia.

O treinamento dos colaboradores das redes de varejo é um ponto crucial para o sucesso da campanha. “Educar os açougueiros e colaboradores é essencial. Eles muitas vezes nunca visitaram uma granja ou frigorífico, e o nosso trabalho é esclarecer dúvidas e encantar”, explicou Lívia.

A campanha está presente nas mídias digitais das redes de varejo, comunicando os benefícios da carne suína e facilitando sua inserção na alimentação diária dos consumidores. A mensuração do sucesso da campanha é feita com base no aumento de consumo da proteína.

Resultados alcançados

carne suína, proteína
Foto: Pixabay

O aumento do consumo de carne suína no Brasil é significativo. “Há 10, 11 anos, o Brasil consumia apenas 13, 14 kg de carne suína por pessoa por ano. Este ano, vamos chegar a 21 kg por pessoa. Isso mostra que a Semana Nacional da Carne Suína tem conseguido provocar um contato maior com os consumidores”, destacou Lívia.

A campanha não apenas aumentou o consumo, mas também conquistou novos consumidores. Uma série chamada “Porco a Porco: Quebrando Mitos da Carne Suína” foi lançada para esclarecer dúvidas e desmistificar conceitos sobre a carne suína, abordando desde a granja até o restaurante.

Para concluir, Lívia convidou todos a seguirem o perfil “Mais Carne Suína” no Instagram e acompanhar a série “Porco a Porco”. Ela enfatizou a importância da conexão dos suinocultores com o consumidor e os benefícios da proteína animal para a saúde.

“Proteína é saúde, é vitamina, é construção de músculo e massa muscular, ajuda nas conexões cerebrais. Queremos comunicar com transparência e ouvir as dúvidas e desejos dos consumidores.”

Lívia Machado – Diretora de Marketing e Projetos da ABCS